Cuide do seu cabelo no verão!

Todo mundo já tá careca de saber que sol e protetor solar são como Romeu e Julieta: no verão, eles não se desgrudam, um não funciona sem o outro. Porém, o cabelo também precisa se proteger se quiser sobreviver à estação mais quente do ano pronto para a próxima batalha, a seguir, contra outro extremo – o frio.

Entretanto, o primeiro desafio é enfrentar o sol em sua plena potência, que não mede esforços na hora de emitir raios UVA e UVB, danosos à saúde capilar.

A cutícula, por exemplo, quando exposta a estes raios sem nenhum “escudo”, abre-se demasiadamente, deixando os fios porosos, quebradiços, bem como ressecados. Isso leva à uma grande perda de aminoácidos importantes ao couro cabeludo, o que acaba por oxidar o cabelo e, em consequência, provoca o desbotamento da cor, ainda mais naqueles que possuem tratamento químico.

Diferentemente da pele, os produtos específicos para cabelo não contam com fator de proteção solar (FPS). A saída, então, é recorrer aos famosos “leave-in” ou ainda produtos termo-ativados, usados antes da chapinha ou secador. Eles protegem os fios pois refletem os raios solares. Bonés e chapéus se tornam boas opções contra a radiação, embora jamais dispensem os demais itens.

Quem pensa em verão, pensa em praia e piscina. Agora, só falta pensar no seu cabelo, já que o coitado sofre bastante quando exposto às ações do cloro, assim como do sal. Por isso, vamos te dar algumas dicas para mantê-lo saudável mesmo após um bom mergulho:

Quando chegar em casa, sempre lave bem os cabelos. Se ficarem sob efeito do cloro ou sal por muito tempo, será pior para a cutícula. Aproveite para levá-los diariamente. Assim, nenhum resíduo permanecerá nos fios.

Evite usar secadores e chapinhas. No verão, já temos agressores naturais o suficiente para um só cabelo, né?

Hidrate-o como se não houvesse amanhã. Ou, ao menos, uma vez por semana. Ajuda a reverter os danos. Ah! Tá liberado exagerar nos antioxidantes, também. Eles eliminam os radicais livres.

Não o prenda se estiver molhado. A prática, além de aumentar a queda capilar, danifica o couro cabeludo.

Com esses cuidados, você está pronto para curtir o verão da década!

Tem mais dicas preciosas de como tratar o cabelo na estação mais quente do ano? Compartilha o seu segredo com a gente aqui nos comentários!

Fontes:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/09/entenda-os-efeitos-e-danos-que-o-sol-pode-provocar-na-pele-e-no-cabelo.html

https://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/como-proteger-os-cabelos-do-sol-do-cloro-e-do-sal-do-mar/

https://www.gazetaonline.com.br/especiais/verao/2015/01/cabelos-saudaveis-no-verao-1013886649.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *