Problemas cardíacos: os riscos para o coração.

O coração. Esse órgão do tamanho de um punho, tão lembrado pelos poetas e românticos, que tem a função de bater continuamente, bombeando o sangue para levar oxigênio e nutrientes para todo o corpo. Com função tão importante, é fundamental que o coração esteja saudável para que tudo siga funcionando corretamente.

Várias condições podem comprometer a saúde do coração, com fatores que diminuem o suprimento de oxigênio para ele e reduzem a capacidade de enchimento e bombeamento, comprometendo a relação entre ele e todo o resto do corpo.

Doenças comuns e sintomas

O coração pode ser afetado por algumas doenças, por diferentes motivos e apresentando um conjunto de sintomas. Alguns são relacionados a um estilo de vida sedentário, alimentação não balanceada, hábito de fumar, aterosclerose, hipertensão arterial, diabetes, distúrbios autoimunes, anormalidades congênitas, disfunção da tireoide (hipotireoidismo e hipertireoidismo), infecções bacterianas, infecções virais, traumatismos, uso excessivo de álcool, uso excessivo de anabolizantes, uso de drogas e também substâncias como mercúrio e alguns quimioterápicos.

Existem sintomas que podem aparecer em diversas doenças cardíacas, por isso é necessário que a avaliação médica seja feita considerando resultados de exames. As doenças mais comuns são:

Doença arterial coronariana: Dano ou doença nos principais vasos sanguíneos do coração.

 

Pressão alta: Condição em que a força do sangue contra a parede das artérias é muito grande.

 

Parada cardíaca: Perda súbita e inesperada de função cardíaca, respiração e consciência.

 

Insuficiência cardíaca: Doença crônica em que o coração não bombeia o sangue como deveria.

 

Arritmia cardíaca: Frequência cardíaca anormal, seja irregular, acelerada ou muito lenta.

 

Doença arterial periférica: Condição circulatória em que vasos sanguíneos estreitos reduzem o fluxo de sangue para os membros.

 

Derrame cerebral: Danos ao cérebro devido à interrupção do fornecimento de sangue.

 

– Miocardite: Inflamação do músculo cardíaco. A forma mais comum é uma doença viral aguda, com arritmia cardíaca e falta de ar.

 

Prevenção e tratamento

Sempre fazer check-up médico para acompanhar a saúde é fundamental para descobrir logo no início algum problema cardíaco e tratá-lo. Levar um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e uma rotina de exercícios físicos, é muito importante para evitar as doenças e também para o tratamento.

Nos casos em que a mudança de hábitos não é suficiente, medicamentos podem fazer parte do tratamento. Sendo a única farmácia de manipulação da Baixada Santista certificada pelo ISO 9001, nós da Ao Pharmacêutico garantimos a qualidade e segurança do medicamento, com a dosagem correta e específica prescrita pelo médico. Utilize qualquer um de nossos canais de atendimento para tirar suas dúvidas em relação aos seus medicamentos, temos profissionais preparados para lhe auxiliar.

Conheça, também, nosso empório da saúde: na sessão Empório Saudável, você encontra alimentos naturais, veganos, funcionais, orgânicos, integrais, sem glúten, sem açúcar e sem lactose para uma dieta saborosa, leve e rica em vitaminas e nutrientes. Trabalhamos com marcas de qualidade reconhecida e com preços especiais.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *