Colesterol: você não pode ignorar!

Todos os dias, pessoas descobrem o colesterol em suas vidas. Ele é essencial para o organismo, mas muitas vezes só é percebido quando começa a se tornar um problema.

 

Você sabe a diferença entre o colesterol bom e o colesterol ruim?

O colesterol bom (HDL) e o mau (LDL) são necessários para o corpo humano. Porém, o estilo de vida pode interferir nos níveis desses ácidos e trazer consequências. O nível de colesterol mau (LDL) alto eleva, também, o risco de doenças cardiovasculares, como angina, infarto e AVC.

O que torna tudo mais complicado é que o colesterol alto é silencioso, dificilmente apresenta mudanças significantes no corpo e, se a pessoa não se atentar, só perceberá quando o problema já estiver muito grande. Alguns sintomas podem chamar a atenção para levar a uma consulta médica: mudanças como mau hálito, enjoos, indigestão, dor no peito, vista borrada, entre outras podem estar associadas ao aumento do colesterol. Entretanto, também podem ser sintomas de outras situações que merecem atenção. Por isso, é imprescindível que a frequência de check-up médico anual seja respeitada, pois os exames mostrarão os níveis de colesterol e, a partir do diagnóstico, escolhe-se a forma de tratar.

 

Mas se essas informações chegaram um pouco tarde para você, e você já está entre os 12,5% da população brasileira que se descobriu com o colesterol alto, temos dicas úteis para te ajudar a controlar os níveis de colesterol, para que você tenha uma vida mais saudável e tranquila. Porém, nunca deixe de consultar seu médico e seguir suas recomendações!

 

Estilo de vida

 

Sim, não deixaremos de te lembrar disso. Ninguém quer viver ingerindo inúmeros remédios para diminuir colesterol alto e, com certeza, a esse ponto você já sabe que seus hábitos cotidianos precisam ser readequados a uma realidade mais saudável. Os grandes vilões do corpo humano são de responsabilidade nossa: a má alimentação e o sedentarismo. Eles estão entre os grandes culpados e não podem ser ignorados.

 

  • Alimentação balanceada

Alimentos com baixo teor de gordura melhoram a circulação sanguínea e diminuem o risco de se acumular gordura no sangue e consequente deposição nas paredes internas dos vasos sanguíneos (aterosclerose), evitando o risco de ficar com colesterol alto.

 

  • Exercício físico

Reorganize sua vida em busca de um espaço para atividade física. 30 minutos diários, aliados a uma alimentação balanceada, podem ter impacto positivo e ajudar no início, até que se tornem um hábito. Caminhadas, corridas, andar de bicicleta, natação, dança, academia: as opções são inúmeras e para todos os bolsos. Comece! Se mexa! Só assim vai funcionar.

 

Remédios naturais para colesterol

 

Para quem busca remédios naturais para colesterol, na Ao Pharmacêutico temos ótimas opções:

 

  • PH Nutre – Ômega 3
    Auxilia na manutenção dos níveis saudáveis de triglicérides, desde que associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

 

Remédio manipulado para colesterol

 

A Ao Pharmacêutico é a única farmácia de manipulação com ISO 9001 da Baixada Santista e especialistas no tratamento individualizado para redução do colesterol total (estatinas e fibratos) na dose certa prescrita pelo médico para você. Converse com seu médico e peça para utilizar remédios manipulados para diminuir o colesterol.

 

Gravidez

 

Os níveis de colesterol aumentam naturalmente durante a gravidez. A gestação é uma situação específica e especial para o corpo, que se adapta para nutrir e acomodar o bebê que está se desenvolvendo. Isso traz mudanças hormonais e metabólicas que influenciam também nos níveis de colesterol em 43% ou até mais, principalmente durante o terceiro trimestre de gestação.

Por isso, é fundamental o acompanhamento médico em todas as etapas da gravidez e, para quem já tem a condição de colesterol alto antes da gestação, a atenção sobre o assunto deve ser redobrada, com as orientações médicas sendo seguidas à risca. Medicamentos não devem ser tomados sem a expressa autorização médica.

 

Fontes:

  • Ruy Lyra, www.endocrino.org.br/colesterol/
  • Marcello Bertullucci, www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-colesterol/
  • https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,pesquisa-aponta-que-67-dos-brasileiros-desconhecem-as-proprias-taxas-de-colesterol,70001693684
  • https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2017/08/12/184-milhoes-tem-problema-de-colesterol-alto-no-brasil.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *